sábado, 3 de julho de 2010

José Lázaro Henriques( biografia)

 Conheça um pouco da historia de José Lázaro Henriques, que a associação orgulhosamente recebe seu nome.Este texto foi escrita por Norma Denise Henriques da Silva(filha do escritor).
 
"O poeta nasceu na primeira década do século 20 (06/11/1908) na fazendo do avô, em Alfenas, sul de Minas. Desde bem jovem revelou-se sonhador.Quando foi para cidade, estudar e trabalhar descobriu e apaixonou-se pelo cinema, a música e o circo.  Adolescente, um belo dia sumiu de casa. Semanas depois o tio o encontrou com a “troupe” de um circo, em uma cidade distante.
Nos “loucos anos 20”, durante o dia trabalhava muito, cabia-lhe parte do sustento da família; à noite cursava a Acadêmia do Comercio “Leão de Faria”. Mas nos fins de semana era o céu: cinema, dança (oh! O tango!...), namoros (quantos!...)serestas e poesias.
Por diversas vezes participou da diretoria do “Clube 15 de Novembro” e foi um dos fundadores do “Grupo Teatral Leopoldo Froes”. Ele era o galã. Além do talento,seus impressionantes olhos azuis garantiram-lhe muito sucesso.Foi  prático de farmácia , funcionário público municipal,e, nos anos 30, um pontual e competente bancário. Como tal, foi, aos 28 anos de idade, transferido,para Araguari no Triângulo Mineiro, onde chegou a 27 de outrubro de 1.937. Finalmente, conheceu numa sorveteria aquela que viria a ser sua musa definitiva: a Maria Conceição ou simplesmente Neca. Dizem os da época , uma das mais belas moças daquela cidade.
Em fins de 1.939 se casaram. As experiências teatrais, as noitadas de serestas ou torneios de poesias findaram, mas não os sonhos. Estas coisas boas tentou passar para os filhos(nove).
O trabalho levou-o, em 1.959, para Limeira, no estado de São Paulo.Nos 14 anos em que lá viveu, escreveu versos de amor , sátira e até de desenganos, quando constatou que os ideais de sua juventude estavam sendo destroçados num mundo onde a corrupção e as drogas ganhavam terreno.
Já aposentado mudou-se com esposa e filhos solteiros para Ribeirão Preto/SP, lá ficando por nove anos . Em 1.978, lançou seu primeiro livro de poesias "Retalhos da Vida".
Quando a saúde levou-o a pensar em paragens mais tranquilas, voltou para Araguari, onde as tardes tinham, na sua opinião , as cores mais bonitas.
Até o final de sua vida continuou fazendo poesias, sendo a última em comemoração a suas Bodas de Ouro, em 11 de dezembro de 1989. A 11 de fevereiro de 1990, numa manhã ensolarada de domingo ele faleceu. Foi sepultado às 20h de uma noite de lua cheia esplendorosa, plena de estrelas , digna de um poeta."
                                                          José Lázaro Henriques
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário